exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Toshiba lança 13 portáteis profissionais

Há máquinas para todos os gostos. De uma só vez, a Toshiba apresentou 13 séries distintas, desde tablets a estações de trabalho portáteis.

  • 333

Sérgio Magno

Toshiba Portégé Z20t-C

Toshiba Portégé Z20t-C

Toshiba Portégé A30

Toshiba Portégé A30

Toshiba DynaPad

Toshiba DynaPad

Apesar dos problemas graves que assolam a sede no Japão, a marca japonesa quer demonstrar que está de boa saúde, pelo menos na área dos portáteis. Os responsáveis ibéricos pela área profissional apresentaram a nova linha do fabricante. Aliás, Emilio Dumas, responsável ibérico da Toshiba para o segmento profissional, começou por salientar que «uma das grandes vantagens da Toshiba é o facto de usar fábricas próprias para construir estas máquinas».

Tecnicamente, a grande novidade é o emprego dos processadores Intel de sexta geração, que permitem melhorias consideráveis na eficiência energética. Neste campo, o destaque vai para o Portégé Z20t, um Ultrabook convertível (teclado amovível) capaz de atingir as 19 horas de autonomia. Esta máquina utiliza os mais recentes processadores Intel Core M e tem uma porta multifuncional USB 3.0 Type-C. O estilete WACOM é uma das características mais distintivas, já que permite, por exemplo, digitalizar assinaturas de modo seguro e certificado.

O DynaPad é outra das novidades de peso ou melhor, de pouco peso porque, de acordo com a marca, este é o tablet de 12” mais fino e leve (559 gramas) do mercado. O preço desta máquina deverá começar nos 799 euros, mas o teclado ou teclados (deverão existir várias opções) são vendidos à parte.

Mas no campo dos Ultrabooks a aposta principal continua a ser no Portégé Z30, que foi melhorado com LTE universal, unidade SSD M.2 e processador Intel Core i3/i5/i7 da séries 6000.

No topo do desempenho, a novidade tem o nome de Tecra W50, uma estação de trabalho com Core 7 quad core, até 32 GB de memória RAM, ecrã Full HD de 15,6” e, mais importante, processador gráfico Nvidia Quadro K2100M.

Todos os novos portáteis profissionais da Toshiba incluem leitor de cartões SmartCard (compatível com o Cartão do Cidadão), Wi-Fi AC e… VGA para garantir a ligação a monitores e projetores mais antigos. Como tem sido habitual na Toshiba, a garantia traz algumas vantagens importantes, como a possibilidade de, em caso de avaria, o cliente ter direito à reparação grátis e a receber o valor integral do portátil.

  • 333