exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Baterias de telemóveis que carregam em 15 minutos estreiam este ano

A chinesa Oppo pretende dar início a uma nova geração de supercarregadores de telemóveis. Ainda este ano, deverá ser possível carregar o telemóvel num quatro de hora.

  • 333

Hugo Séneca

A Oppo é ainda desconhecida da maioria dos utilizadores de telemóveis, mas poderá ter um primeiro momento de fama ainda em 2016 caso consiga cumprir a promessa de lançar no mercado uma bateria de telemóvel que pode ser carregada em 15 minutos.

A nova tecnologia pretende dar seguimento a uma solução conhecida pelo nome de Voltage Open Loop Multi-step Constant-Current Charging (VOOC), que a empresa chinesa lançou em 2014, tendo como atrativo o carregamento de 80% da capacidade de uma bateria em menos de uma hora. Segundo o The Guardian, a nova solução que foi batizada de Super VOOC está apta a carregar a totalidade de uma bateria de 2500 milliamperes hora (mAh) em 15 minutos, recorrendo a um sistemas de baixa voltagem que opera a 5 volts. O uso deste sistema distingue-se por permitir manter a bateria numa baixa temperatura.

Em 2015, a Oppo vendeu mais de 50 milhões de smartphones. Além de deter a marca OnePlus, a fabricante tem relações estreitas com as marcas Xiaomi e Huawei. O que poderá facilitar a entrada da tecnologia Super VOOC no mercado.

Apesar de ainda estarem longe de dominar o mercado, os carregadores superrápidos têm ainda uma grande margem de expansão – e a Oppo já tem concorrência no segmento. A Qualcomm tem disponibilizado uma solução que permite carregar 80% da bateria de um telemóvel em 35 minutos. Além de usar uma voltagem mais alta (12 volts), os circuitos da Quick Charge da Qualcomm distinguem-se por estarem instalados na bateria do terminal, enquanto a solução da Oppo tem esses circuitos instalados no carregador do telemóvel.

  • 333