exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Placas gráficas externas para portáteis: AMD quer standard

A AMD quer criar uma ligação standard para ligar placas gráficas de alto desempenho a portáteis finos e leves.

  • 333

Sérgio Magno

A Razer já disponibiliza uma solução proprietária para utilizar uma placa gráfica externa

A Razer já disponibiliza uma solução proprietária para utilizar uma placa gráfica externa

As placas gráficas externas já existem, mas ainda são uma raridade porque usam ligações proprietárias. Limitação que a AMD quer eliminar com a criação de um standard para este tipo de placas. A marca que produz os processadores gráficos da linha Radeon vai voltar a criar um standard para a ligação a placas gráficas externas. Voltar porque já em 2008 a AMD tinha tentado, sem sucesso comercial, criar uma solução semelhante, o XGH. Na altura, as limitações de largura de banda das ligações limitavam muito o desempenho.

Atualmente, a Razer já tem uma solução proprietária para alguns dos portáteis da marca, que utiliza uma ligação Thunderbolt 3. A Asus também já apresentou o ROG XG Station 2, que recorre a duas ligações Thunderbolt 3. Mas estas duas soluções têm limitações evidentes, sobretudo em termos de compatibilidade.

De acordo com o Arstechnica, o novo standard não deverá apenas limitar-se a criar uma adaptação para encaixar as placas gráficas PCI Express x16 que já existem para PC, opção que é vista como pouco atrativa. Além da própria ligação ao portátil, o standard deverá incluir as especificações para o fornecimento de energia, software e dimensão das placas (mais compactas que as versões para PC de secretária).