exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Samsung quer que utilizador “sinta” a realidade virtual

Ainda não passa de um protótipo, mas a Samsung já desenvolveu uns headphones que enviam um sinal para o ouvido interno do utilizador, permitindo-lhe “sentir” a realidade virtual.

  • 333

Os Entrim 4D foram apresentados durante o SXSW e saíram de uma incubadora de ideias da Samsung. Estes headphones, alem de transmitirem o som, enviam um sinal elétrico para o nervo no ouvido que regula o equilíbrio e o movimento. Esse pequeno “truque” engana o cérebro, fazendo-o pensar que o utilizador se está a mexer, explica a Cnet.

Esta técnica acrescenta mais um elemento à experiência de realidade virtual, tornando-a ainda mais imersiva. Nesta fase inicial, é possível sentir o movimento, mesmo que não nos estejamos a mexer. A Cnet explica que o sentimento mais se parece com um enjoo, mas que o movimento acompanha exatamente a imagem, ou seja, se inclinar a cabeça para a esquerda, vai ter a sensação de que o movimento também se virou para a esquerda.

O produto foi testado em mais de 1500 pessoas e os investigadores já registaram mais de 30 patentes associadas, mas ainda não há informação sobre quando é que poderá chegar ao mercado.

  • 333