exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Panono 360: fotos de 360 graus com mais de 100 megapíxeis

A Panono 360 utiliza uma série de técnicas avançadas para gerar imagens de altíssima qualidade.

  • 333

Sérgio Magno

São 36 câmaras com distância focal fixa que geram imagens com 108 megapíxeis. Apenas fotos, já que, de acordo com a Panono, a adição do vídeo iria tornar o sistema maior, mais pesado e mais caro. Ainda assim, o preço anunciado é de uns expressivos 1499 euros. A câmara já pode ser comprada online no site da Panono (inclui vendas para Portugal), mas a empresa avisa que o stock é ainda limitado.

A Panono 360 pode ser controlada de várias formas: app para iOS e Android (beta), um género de selfie stick e diretamente através de um botão presente na câmara. Há ainda uma quarta e mais inovadora forma de dar a ordem de disparo: atirar a câmara ao ar (um sensor dá ordem para captar a imagem quando a câmara atinge o ponto mais alto). A capacidade de armazenamento é de 16 GB, o que dá para 600 imagens em modo normal e 200 em modo HDR (maior intervalo dinâmico).

O processo de junção das fotos das 36 câmaras numa imagem de 360 graus é feito na cloud, o que, segundo o fabricante, permite acelerar o processo e garantir uma maior qualidade das fotos finais.

  • 333