exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Este computador para bicicletas grava vídeo quando o ciclista se entusiasma

É um ciclocomputador sofisticado e uma câmara de ação num só. Mas, ao contrário das GoPro, esta máquina tem a capacidade de gravar só o que interessa.

  • 333

Sérgio Magno

Andar de bicicleta e, simultaneamente, controlar uma câmara não é boa ideia. A alternativa passa normalmente por usar uma câmara de ação que está permanentemente a gravar. Mas esta opção, apesar de mais segura que a primeira, é pouco prática porque poucos são aqueles que estão dispostos a cortar horas de vídeo para escolher apenas os momentos que mais interessam.

A Acer diz ter a solução com o Xplova X5, apresentado como o primeiro ciclocomputador com câmara incorporada. Como é comum nos computadores para bicicletas mais sofisticados, o Xplova X5 inclui um ecrã informativo, onde é possível ver dados como a velocidade, a distância percorrida e até o mapa do percurso, já que o aparelho inclui GPS.

A grande novidade é a câmara de alta definição (720) com objetiva grande angular, que regista tudo o que se passa em frente da bicicleta. Este aparelho pode ser ligado a um sensor de pulsação utilizado pelo ciclista de modo a iniciar a gravação de vídeo quando o batimento aumentar repentinamente, o que normalmente é sinal de entusiamos.

O Xplova X5 vai ter também uma app o que para adicionar funcionalidades sociais, como a partilha da posição e dos trilhos com outros ciclistas e até mesmo criar desafios virtuais – por exemplo, tentar fazer um percurso mais rapidamente do que outro ciclista, mesmo que este não esteja a correr no momento.

A Acer, empresa que comprou a Xplova, garante que o X5 vai chegar ao mercado no verão, mas o preço ainda não foi anunciado.

  • 333