exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

HoloFlex: um smartphone que mostra hologramas e que se dobra

  • 333

Investigadores australianos apresentaram um conceito de telefone que consegue mostrar imagens holográficas e ainda tem a capacidade de se dobrar. Não deve chegar ao mercado tão cedo.

Uma equipa do Queen’s University Human Media Lab, na Austrália, publicou um vídeo onde demonstra o HoloFlex, um telefone que se dobra e capaz de mostrar hologramas sem que sejam necessários óculos 3D ou outro equipamento extra, noticia a Popular Science.

O aparelho tem um ecrã OLED com resolução de 1920x1080 pixéis. A “magia” de mostrar os hologramas só é possível devido à integração de mais de 16 mil lentes “olho de peixe” sob o ecrã. Estas lentes manipulam a luz emitida pelo ecrã e a curvatura de cada uma mostra apenas uma fração da imagem total, num efeito semelhante a ver algo através de uma bola de vidro. A resolução final do holograma é apenas de 160x104 pixéis, suficiente para, por exemplo, jogos simples em 3D ou fazer videochamadas.

As restantes especificações passam por um processador Qualcomm Snapdragon a 1,5 GHz, 2 GB de memória e ainda a versão Lollipop do Android. O telefone vai ser demonstrado em pormenor a 9 de maio, mas só deve chegar ao mercado depois de 2020.

  • 333