exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

61000 discos testados durante mil milhões de horas: qual o melhor?

A Backblaze é uma empresa que comercializa armazenamento que tem a particularidade de usar discos rígidos do mercado de consumo. Esta empresa apresentou um relatório sobre a fiabilidade dos discos que utiliza.

  • 333

Sérgio Magno

Se está comprador de um ou mais discos rígidos, não deixe de atender ao último relatório da Backblaze. Esta é uma empresa que está no ramo do armazenamento, vendendo espaço em serviços cloud. Uma das características diferenciadoras da Backblaze é o facto de usar discos rígidos "normais", ou seja, disponíveis no mercado de consumo, de modo a conseguir oferecer custos de armazenamento baixos.

O relatório tem por base a análise de 61 mil discos rígidos, que funcionaram durante mais de mil milhões de horas, o que mais do que duplica os dados utilizados para o relatório do ano passado.

Uma vez mais, foi a Hitachi que demonstrou maior fiabilidade. Em 23 mil discos, apenas foram identificadas 44 falhas, uma taxa de “avarias” de apenas 1,03%. Bem melhor que os 3,48% obtidos pela Seagate, a marca ostentada por cerca de 37 mil discos usados nos computadores da Backblaze. Mas o pior lugar foi para a Western Digital, que obteve uma taxa de falhas superior a 6,5% numa amostra de quase 1700 discos. A Toshiba também conseguiu uma classificação razoável: apenas 3,06% dos 238 discos rígidos da marca apresentaram falhas.

  • 333