exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Raspberry Pi Zero recebe suporte para câmara

A Raspberry Pi Foundation conseguiu melhorar a pequena placa Zero e oferece agora ligação para câmara, mantendo o preço de referência de cinco dólares.

  • 333

O Raspberry Pi Zero destaca-se pelo tamanho diminuto e foi lançado em novembro do ano passado. Agora, recebe a sua primeira grande atualização de hardware, com a integração de um conector para câmara e que funciona bem com os dois módulos de imagem da Sony anunciados o mês passado.

O fundador da Raspberry Pi explica que o processo que permite a integração deste conector foi pura sorte, descobrindo-se que o conector que a Fundação usa para os seus kits de desenvolvimento encaixa perfeitamente na lateral do Zero. Depois, foi necessária engenharia para mover alguns dos componentes e conseguir o espaço necessário para o conector.

Os utilizadores que já tenham investido num módulo para algum projeto anterior, terão agora de comprar um novo cabo. Se se está a iniciar, o utilizador pode usar o Zero para criar, por exemplo, sistemas baratos de videovigilância.