exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Computador didático da BBC à venda por cerca de 17 euros

A BBC quer potenciar os dotes de programação com a distribuição de um milhão de pequenos computadores por crianças britânicas.

  • 333

Hugo Séneca

Hoje é um novo dia na vida do Micro Bit: depois de ter iniciado a distribuição de um milhão de pequenos computadores didáticos – e grátis - para crianças, a BBC fez saber que também será possível comprar o novo dispositivo. Segundo a emissora britânica, o Micro Bit vai custar 12,99 libras (pouco menos de 17 euros).

O computador poderá ser comprado através da Microsoft ou das organizações Technology Will Save Us e Sciencescope. Quem pretende uma encomenda típica de grossista pode optar pela empresa Element14, de Leeds, para quantidades que não sejam inferiores a 90 unidades.

O Micro Bit é o segundo projeto de grandes dimensões a ser lançado no Reino Unido com o propósito de distribuição de um pequeno computador didático que “puxe” pelos dotes de programador ou engenhocas das crianças (Raspberry Pi foi o primeiro projeto de monta). O Micro Bit começou a ser distribuído com um atraso no ano letivo que agora finda – e apenas 750 mil do total de um milhão de máquinas previstas terão sido distribuídas.

A placa computacional mede quatro por cinco centímetros. Está equipada com um processador Cortex M0, da ARM e conta com portas USB, acelerómetros, botões programáveis, um ecrã de 25 LED e ainda uma bateria externa.

  • 333
  • Intel apresenta processador de 10 núcleos

    Hardware

    O novo chip de arquitetura Broadwell-E incorpora tecnologia Turbo Boost Max para garantir um desempenho de topo. Mas na linha Extreme Edition Core i7 também há lugar para novos CPUs de oito e seis núcleos, sendo que todos eles podem ser sujeitos a overclock.

  • Asus ROG apresenta Avalon

    Hardware

    O Avalon é a proposta da Asus ROG para todos os que querem construir o seu próprio PC, mas sem ter de lidar com a confusão de cabos ou que não tenham experiência.

  • ARM renova linha de CPUs

    Hardware

    A ARM anunciou novas arquiteturas de CPU com o Cortex A73 e de GPU com o Mali G71. Estes novos componentes foram desenhados a olhar para a realidade virtual e para a realidade aumentada.