exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Intel apresenta processador de 10 núcleos

O novo chip de arquitetura Broadwell-E incorpora tecnologia Turbo Boost Max para garantir um desempenho de topo. Mas na linha Extreme Edition Core i7 também há lugar para novos CPUs de oito e seis núcleos, sendo que todos eles podem ser sujeitos a overclock.

  • 333

Paulo Matos

A Intel deu a conhecer na Computex a Extreme Edition dos chips Core i7, um processador para desktop baseado na arquitetura Broadwell-E e que tem 10 núcleos. De acordo com a Cnet, este hardware foi concebido a pensar especificamente nos utilizadores que o fabricante designa como “mega-taskers”, ou seja, jogadores, adeptos de realidade virtual, criadores de conteúdo e overclockers que procuram realizar tarefas exigentes em simultâneo.

O topo de gama desta nova linha é o i7-6950X, que possui os já referidos 10 núcleos e 20 threads (o que, basicamente, significa que é capaz de correr 20 tarefas em simultâneo), atingindo uma velocidade de 3 GHz. Contudo, se o utilizador tirar proveito da nova tecnologia Turbo Boost Max da Intel – que identifica quais os núcleos mais rápidos –, é possível chegar aos 3,5 GHz. O preço é de 1723 dólares (cerca de 1544 euros).

Contudo, a marca também vais disponibilizar CPUs de oito e seis núcleos a preços mais simpáticos, adianta o The Verge. Por exemplo, o Core i7-6900K de oito núcleos a 3,2 GHz fica por 1089 dólares, sendo que i7-6850K de seis núcleos a 3,6 GHz custa 617 dólares e o i7-6800K a 3,4 GHz fica por 434 dólares. Todos eles têm o multiplicador desbloqueado, o que significa que podem ser utilizados em overclock.

  • 333