exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

As aventuras do robô Zenbo numa casa de família

Hugo Séneca

  • 333

Se as previsões da Asus estiverem certas, as casas de todo o mundo estão em vias de serem invadidas por robôs. O mote acaba de ser dado por um pequeno autómato que reconhece pessoas, atende chamadas, controla eletrodomésticos… e custa 599 dólares.

Hugo Séneca

Zenbo é um robô – mas não é um robô qualquer. A Asus acredita que o autómato pode tornar-se no melhor amigo de uma família. E aproveitou a feira Computex, em Taipé, Taiwan, para lançar mais uma cartada tecnológica com o anúncio de que o novo robô doméstico deverá estrear em breve (desconhece-se quando chegará a Portugal) com um preço de 599 dólares (cerca de 535 euros).

Segundo a Cnet, o robô está apto a mover-se de forma autónoma, reconhecer caras, encaminhar chamadas telefónicas, reproduzir lembretes, contar histórias, obedecer a comandos de voz ou controlar dispositivos de domótica. No vídeo que se encontra integrado nesta página são dados vários exemplos de interação com humanos e outras máquinas, tendo como enredo a organização de uma foto anual de família. Como seria de esperar, o vídeo, realizado em jeito de curta-metragem, não dá conhecer bugs ou imprevistos que deverão ser conhecidos à medida que os robôs começarem a invadir os lares de vários pontos do mundo.

O novo robô já não deverá demorar muito tempo a chegar ao circuito comercial, mas não se pode considerar que o Zenbo seja um produto definitivamente acabado. E a prova disso mesmo chegou pela voz de Jonney Shih, presidente da Asus, que lançou um repto à comunidade mundial de programadores e engenhocas com o propósito de fomentar o desenvolvimento de funcionalidades e ferramentas que, futuramente, poderão ser usadas pelo pequeno robô de ar amistoso.

No vídeo comercial que a Asus colocou a circular na Internet, pode conhecer alguns dos atributos e funcionalidades do Zenbo.

  • 333