exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Canon 80D: uma câmara reflex que pode ter zoom motorizado

A EOS 80D já está disponível em Portugal. Esta câmara destinada a amadores entusiastas e profissionais está disponível num kit a pensar nos videógrafos.

  • 333

A Canon EOS 70D já tem substituta. Chama-se 80D e traz melhorias ao nível da velocidade de funcionamento e da qualidade de imagem. Aliás, uma das novidades mais importantes é o sensor CMOS de última geração da Canon que, além da resolução extra, traz, segundo a marca, melhorias significativas em termos de sensibilidade à luz e intervalo dinâmico. Por outras palavras, a 80D deve ser significativamente melhor a lidar com cenas com pouca luz ambiente ou com partes muito iluminadas e outras sob sombra.

O sensor híbrido é capaz de juntar focagem por diferença de fase com focagem por contraste e tem agora 45 pontos de focagem. Esta característica permite, por exemplo, focar continuamente quando a gravar vídeo. Mas não é ainda desta que temos uma Canon com vídeo 4K neste segmento, já que o vídeo está limitado ao Full HD, embora atinja um bom ritmo (50 fotogramas por segundo).

E é para o vídeo que surgem algumas outras novidades, com destaque para a saída para auscultadores e um novo formato de objetivas. A EF-S 18-135 mm, disponível num dos kits vendidos em Portugal, o estreia a arquitetura Nano US, que, segundo a Canon, permite uma focagem mais rápida, oferece mais estabilização e tem um funcionamento mais silencioso.

Mas a maior novidade é um outro acessório, o PZ-E1, que também está incluindo num dos kits da EOS 80D. Este adaptador encaixa-se por baixo da objetiva adicionando zoom motorizado. Ou seja, com a EF-S 18-135 e o PZ-E1 é possível fazer zooms de modo automatizado, o que é uma novidade para as SLR da Canon. Por enquanto, o PZ-E1 só é compatível com a objetiva EF-S 18-135, mas os responsáveis da Canon garantem que vão ser lançadas novas objetivas compatíveis com este acessório.

A Canon EOS 80D com a objetiva EF-S 18-135 tem um preço recomendado de cerca de 1700 euros.

  • 333