exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Bluetooth 5: quatro vezes mais alcance

O standard para a próxima versão do Bluetooth já está quase finalizado. As duas grandes novidades são o aumento do alcance em quatro vezes e da velocidade de transmissão em duas vezes. Os produtos chegam...

  • 333

... Já no final deste ano. Pelo menos os primeiros, já que será mais realista esperar uma disponibilização comercial no início de 2017. Ainda não se sabe tudo sobre a próxima versão desta tecnologia sem fios, mas entidade que regula o standard, o Bluetooth Special Interest Group (SIG), já anunciou o mais importante: quatro vezes mais alcance e duas vezes mais velocidade de transferência de dados. Isto comparativamente com a atual versão.

Ainda de acordo com o SIG, o maior desempenho vai ser conseguido sem qualquer aumento de consumo energético. Espera-se, assim, que o Bluetooth fique mais bem preparado para a nova geração de dispositivos IoT (Internet of Things), já que vai ser possível estabelecer comunicações mais longas usando fontes de energia autónomas e, não menos importante, de modo mais automatizado.

  • 333