exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Aston Martin apresenta um Fórmula 1 para andar na rua

O AM-RB 001 foi desenhado pela Aston Martin em absoluto segredo. Este modelo parece um carro de F1, mas projetado para andar nas ruas.

  • 333

O AM-RB 001 da Aston Martin é um hypercar, ou seja, foi desenhado para ser puro, simples e leve. O CEO da Aston Martin, Andy Palmer, admite que o hypercar pode até ser visto como um carro de F1 disfarçado, mas insiste que se trata de um modelo para circular nas ruas: prova disso são o ar condicionado, um sistema de entretenimento a bordo e dois lugares. Apesar de tudo, o carro mede menos de um metro de altura.

Todos os pormenores foram considerados para tornar o carro mais leve e minimizou-se, por exemplo, a dimensão dos tubos e a quantidade de resina usada para a montagem, de forma a conseguir manter o peso reduzido. Também com esse objetivo em vista, substituiram-se os puxadores das portas por sensores táteis e os retrovisores são substituidos por câmaras.

O carro é feito de fibra de carbono e pode ser pintado conforme os gostos do comprador, explica o The Verge.

O modelo apresentado publicamente está bastante próximo da versão final, faltando apenas alguns ajustes necessários para obter as homologações necessárias.

A Aston Martin anunciou a intenção de fabricar apenas 99 unidades do 001, com mais alguns exemplares para serem usados em pista. O preço? Entre 2,3 e 3,5 milhões de euros e as primeiras unidades devem chegar aos clientes só no início de 2019.

  • 333