exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

UFS: Samsung anuncia cartões que vão suceder aos microSD

O novo cartão removível UFS consegue atingir uma velocidade de leitura cinco vezes superior ao típico microSD. A Samsung vai disponibilizar versões de 32, 64, 128 e 256 GB.

  • 333

Paulo Matos

A Samsung anunciou os primeiros cartões de memória removíveis UFS, ou seja, baseados na tecnologia JEDEC Universal Flash Storage. Estes cartões são vistos como os sucessores dos microSD utilizados atualmente no campo do armazenamento móvel.

A vantagem mais óbvia dos UFS é a velocidade. De acordo com comunicado de imprensa da Samsung, estes novos cartões de memória removíveis conseguem um desempenho de velocidade de leitura sequencial cinco vezes mais rápido que um típico microSD, lendo sequencialmente a 530 megabytes por segundo (MB/s) – o que é similar à velocidade de leitura sequencial dos SSDs SATA mais utilizados. A velocidade de escrita pode chegar aos 170 MB/s.

Os UFS estarão disponíveis em versões de 32, 64, 128 e 256 GB e são particularmente vocacionados para equipamentos de filmagem de alta resolução, como DSLRs, câmaras de VR 3D, câmaras de ação e drones.

A Samsung ainda não revelou preços nem disponibilidade e, como adianta o The Verge, apesar do design do UFS ser semelhante ao do microSD, a configuração dos PINs (visível na segunda imagem que ilustra esta notícia) indica que não haverá compatibilidade entre os dois formatos.

  • 333