exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Drone que deteta minas recolhe fundos no Kickstarter

Uma empresa holandesa promete que este drone é mais eficiente do que os seres humanos para detetar minas e iniciou um programa de recolha de fundos da comunidade no Kickstarter.

  • 333

O Mine Kafon Drone precisa de fundos para poder chegar a todo o lado. A empresa holandesa que o projetou estima que esta tecnologia pode ajudar a eliminar todas as minas do mundo em dez anos. O dispositivo consegue mapear grandes zonas, identificar onde estão as minas e detoná-las a uma distância segura, evitando o risco para os seres humanos. Estima-se que existam cerca de cem milhões de minas terrestres, muitas das quais remanescentes de conflitos entretanto terminados e algumas das quais vão explodindo e provocando milhares de mortos anualmente.

O MKD tem seis rotores e ferramentas para mapear as zonas em análise e um detetor de metais para identificar as minas e as assinalar com marcadores GPS. Depois de mapeada a zona, tem de se mudar o braço do drone para um dispositivo que permite colocar detonadores sobre as minas. Esta operação pode ser feita até 20 vezes mais rápido do que os métodos atuais de desminagem e com um custo 200 vezes inferior, noticia o The Verge.

Os criadores do MKD pedem 70 mil euros para melhorar o desenho do drone, desenvolver estações de base e testar o aparelho em diferentes ambientes.

  • 333