exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Auscultadores que suprimem o ruído... menos o nome do utilizador

A Amazon registou a patente para uns auscultadores que suprimem todo o ruído exterior, exceto algumas palavras definidas pelo utilizador ou sons de sirenes de emergência.

  • 333

Os auscultadores eficazes com supressão de ruído são bastante úteis, mas podem ter algumas desvantagens, como isolar completamente o utilizador e não lhe permitindo ouvir quando um colega o chama ou escutar alarmes de emergência. A Amazon quer contornar esta desvantagem com os auscultadores que cancelam o ruído e que podem ser programados para desligar a supressão se forem proferidas certas palavras ou expressões. O utilizador pode programar para, por exemplo, no caso de ser pronunciado o seu nome, a supressão desligar-se ou para conseguir ouvir sirenes de emergência, explica o The Verge.

A tecnologia pressupõe um microfone que interpreta o áudio exterior e emudece essas frequências. O sistema da Amazon ouve o tráfego auditivo que está a entrar e suspende a supressão quando se ouvem as palavras ou sons predefinidos.

Ainda não há qualquer indicação de quando possam surgir auscultadores com esta tecnologia.

  • 333
  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.