exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Intel: USB-C pode ser melhor que jack 3,5 mm

Alguns fabricantes estão a começar a abandonar a tradicional ligação de jack 3,5 mm para os auscultadores. A Intel defende que o USB-C tem potencial para ser superior.

  • 333

Os rumores dizem que o iPhone 7 já não terá a porta jack 3,5 mm para auscultadores e o Moto Z já está no mercado sem essa a ligação. A aposta dos fabricantes passa pela utilização das portas USB-C e, segundo a Intel, esta escolha faz sentido. No Intel Developer Forum, especialistas da empresa explicaram que este tipo de porta é muito melhor, pois permite a construção de equipamentos mais finos e não necessita de um circuito analógico, tornando a transição para o áudio digital maior fácil, explica o The Verge. O som digital permite que fabricantes possam oferecer uma melhor qualidade, mesmo com auscultadores mais baratos.

Brad Saunders e Rahman Ismail estudaram as especificações do USB-C a fundo e explicam que o argumento de que esta ligação gasta mais bateria é real, mas que a diferença no consumo é mínima. Este padrão pode ser usado para construir auscultadores e microfones que, quando detetam que não estão a ser usados, se desligam. A maior capacidade de transmissão de dados do USB-C faz com que esse cabo possa ser usado também para difundir vídeo, por exemplo.

Por fim, outra grande vantagem é que uma única ligação pode ser usada para múltiplos fins, em simultâneo: carregar a bateria e ainda transmitir som e imagem. Esta não é a primeira vez que a Intel defende publicamente o USB-C, tendo feito o mesmo durante um fórum de developers em Shenzen e durante a Computex.

  • 333