exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

AMD volta a apostar em PCs de alto desempenho com nova arquitetura Zen

A AMD levantou um pouco da ponta do véu sobre a nova arquitetura Zen e partilhou alguns detalhes técnicos. O foco está no equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Numa altura em que a AMD parecia estar a mudar o foco para a vertente qualidade/preço – tanto a nível de CPUs como de GPUs –, eis que o fabricante anuncia a nova arquitetura Zen e mostra-se disposta a combater a Intel no segmento de processadores para PCs de alto desempenho.

O fabricante realizou um webcast para a imprensa com o intuito de partilhar alguns detalhes técnicos e Mike Clark, um dos engenheiros responsáveis pelo Zen, revelou que esta nova arquitetura foi concebida de raiz para atingir uma balanço otimizado entre performance e eficiência energética. Ou seja, juntar numa arquitetura nova as melhores características de desempenho da microarquitetura Excavator com a eficiência energética associada à microarquitetura Jaguar.

Segundo os dados avançados pela AMD, a Zen apresenta mais 40% de IPC (Instructions-Per-Clock) do que o núcleo Excavator e pode ser utilizada tanto em portáteis sem ventoinha como em supercomputadores.

A AMD não adiantou quaisquer informações sobre datas de disponibilização e preços.

Para os interessados em mais detalhes técnicos, deixamos alguns dos slides que a AMD partilhou num webcast para a imprensa.

  • 333