exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Parrot Disco FPV: chega em setembro o drone que o leva para dentro da ação

Parrot

Com o formato de um pequeno avião, o Disco, da Parrot, é um drone fácil de comandar que atinge os 80 km/h e tem uma autonomia de 45 minutos. Uns óculos especiais permitem ver em tempo real o que a câmara do Disco está a captar.

  • 333

Começa a ser entregue em setembro e custa 1299 euros. O Disco é um pequeno drone da Parrot. O fabricante francês já tem vários equipamentos deste tipo, mas, neste, estreia um sistema de controlo: Chuck. Este é a junção da informação enviada pelos vários sensores embutidos no Disco (acelerómetro, giroscópio, barómetro… etc) com o desenho das asas e de outros componentes do dispositivo.

Moral da história, basta atirar o Disco ao ar e o drone vai levantar, sozinho, até aos 50 metros de altitude. Aí, fica à espera que o operador comece a interagir com o telecomando que pode albergar o smartphone ou tablet que servem de munição para ver as imagens captadas pela câmara do Disco (que podem ficar guardadas nos 32 GB de armazenamento interno).

Na primeira pessoa

Este pack de 1299 euros inclui o comando e os Parrot Cockpitglasses, uns óculos que podem ser usados para ver o que a câmara de alta definição do Disco está a captar. A latência anunciada é de 250 milissegundos, o que, a provar-se, é bastante interessante para a utilização dos óculos.

É possível criar barreiras GPS para que o Disco não passe determinados locais e que regresse rapidamente à base. Não há, no entanto, qualquer sistema para evitar obstáculos – como já existe em alguns drones à venda em Portugal. Ou seja, o Disco não “vê” obstáculos e vai, mesmo, contra uma árvore caso o operador se distraia.

O Disco pode ser pré-encomendado no site da Parrot.

  • 333