exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Andromeda: Chrome OS e Android vão fundir-se?

Há rumores de que a Google se prepara para juntar o Chrome OS no Android, preparando um sistema operativo para portáteis e desktops. O Pixel 3 vai ser o primeiro a ter o Andromeda?

  • 333

Exame Informática

Os rumores dizem que a Google está a desenvolver este “novo” sistema operativo há três anos e que o primeiro produto deve chegar ainda este ano. O Android Police avança que o Pixel 3, previsto para o terceiro trimestre, vai ser o primeiro a ter este sistema.

A Google apelidou este sistema operativo de Andromeda, onde junta Android com Chrome, além da referência à galáxia com o mesmo nome. No passado, já vimos o Chrome OS a ter a possibilidade de correr apps do Android e o Android a obter o sistema de atualizações de duas partições do Chrome OS.

O nome de código Bison refere-se ao desenvolvimento do Pixel 3, o primeiro aparelho a alegadamente trazer este híbrido Chrome OS e Android. O Pixel 3 vai ser um portátil convertível, com ecrã de 12,3 polegadas, um processador Intel m3 ou i5 Core, 32 a 128 GB de armazenamento e 8 ou 16 GB de RAM. As restantes especificações, ainda não confirmadas, passam por portas USB-C, jack 3,5 mm, sensor de impressões digitais, colunas estéreo, microfone, teclado retroiluminado e um trackpad. Os preços devem começar nos 799 dólares e o dispositivo deve chegar ainda este ano ao mercado.

Espera-se que o aparelho e o novo sistema operativo sejam apresentados a 4 de outubro, data em que a Google já tem um evento marcado e onde deve mostrar outros equipamentos como o Google Home, um router Google Wi-Fi, um Chromecast capaz de reproduzir vídeo 4K e um headset de realidade virtual Daydream.

  • 333