exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Google Home é um acesso a um assistente pessoal com a inteligência da Internet

Programar a agenda, planear as compras ou encontrar a melhor solução para tirar uma nódoa da roupa… Eis o Google Home ou melhor, o Assistente da Google.

  • 333

A interação usando a voz é a característica em destaque no Google Home. O “Ok Google” promete entrar na vida dos utilizadores. No Google Home não é preciso usar qualquer botão, basta dar instruções ou fazer pedidos através da voz. O sistema é capaz de interagir com todos os dispositivos da Google, como smartphones ou o Chromecast. Na apresentação da Google foi possível ver várias demos destas capacidades. Por exemplo, é possível pedir para ver determinado conteúdo no YouTube ou no Netflix. O Google Home ouve as instruções e vai controlar o Chromecast para apresentar o conteúdo pesquisado. Mais, a Google está a trabalhar com diferentes parceiros para que o Home possa interagir com outras marcas, como sistemas de ar condicionado ou controlo de luzes (sistemas de domótica).

Segundo os responsáveis da Google, o Home será capaz de escolher automaticamente o dispositivo que vai usar e controlar de acordo com os comandos do utilizador, seja aparelhos de domótica ou a agenda do telefone. Aliás, o novo assistente tanto poderá ser acessível através do Google Home, um dispositivo para ter em casa, ou dos novos telemóveis da marca. Mais, o assistente funcionará também como o já conhecido Goole Now, sendo capaz de antecipar necessidades do utilizador. Por exemplo, avisar, usando a voz sintetizada, o utilizador que é melhor sair mais cedo para evitar o trânsito ou que é preciso comprar uma prenda para uma festa de aniversário marcada na agenda.

A Google anunciou ainda uma plataforma de desenvolvimento para facilitar a criação de aplicações capazes de interagir com o novo assistente do Google. Por exemplo, no futuro um comando de voz como “preciso de um Uber” fará iniciar automaticamente a aplicação da Uber resultando numa interação imediata como “para onde e quando?”.

Por enquanto, o Google Home só vai estar disponível nos Estados Unidos, onde tem um preço de 129 euros. A Google não mencionou outros mercados nem suporte para outros idiomas.

  • 333