exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Google a um passo de lançar assistente virtual doméstico

Durante o evento de hoje a Google deverá dar a conhecer um assistente virtual que permite interagir com sistemas de domótica e está apto a fazer pesquisas na Internet ou a dar respostas a questões de acordo com o contexto.

  • 333

A apresentação dos smartphones Pixel não deverá esgotar todas as novidades do evento que a Google vai levar a cabo hoje em São Francisco, EUA (às 17h00 de Lisboa). Na imprensa especializada também é dado como garantido o lançamento de um assistente virtual doméstico, que deverá estar apto a receber comandos de voz, que permitem interagir com diferentes equipamentos domésticos e dão acesso a serviços que estão disponíveis na Internet. O nome do dispositivo não poderia ser mais óbvio: Google Home.

A Pocket-Lint descreve o novo equipamento da Google como umas colunas com conexões a redes sem fios que podem ser instaladas em diferentes divisões de uma casa para, a qualquer momento, serem usadas pelos membros de uma família. Além do acesso a toda a panóplia de serviços da Google (da música ao e-mail; da música às redes sociais), o Google Home poderá estar apto a apresentar sugestões para quem quer sair à noite e, eventualmente, reservar bilhetes para espetáculos mediante pedido expresso dos utilizadores.

A nova solução da Google deverá dispor das conexões necessárias para interagir com os sistemas de domótica instalados numa casa. O que leva a crer que, mais do que substituir as marcas que têm vindo a desenvolver equipamentos de domótica, a gigante da Internet estará apostada em providenciar uma camada de inteligência que opera sobre as soluções que já se encontram no mercado.

A inteligência do Google Home deverá ter por base a tecnologia Google Assistant, que pretende funcionar como uma versão melhorada do Google Now. Com este assistente virtual é possível lançar várias questões em jeito de conversa – e obter as respostas que este bot deverá formular a partir das pesquisas que são levadas a cabo na Internet.

A estreia do Google Home deverá ocorrer até ao final do ano. Nos rumores, há quem garanta que deverá ser comercializado nos EUA por 129 dólares (115 euros) nos EUA. Desconhece-se o preço e a data de lançamento nos EUA.

  • 333