exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Qualcomm anuncia o primeiro chip 5G

Em 2018, a Qualcomm deverá estrear o chip Snapdragon X50 na Coreia do Sul. O primeiro chip 5G deverá operar em telemóveis e redes sem fios domésticas.

  • 333

No final da primeira metade de 2018, o primeiro chip 5G já estará no mercado. Pelo menos, é essa a previsão da Qualcomm, que acaba de apresentar um chip denominado Snapdragon X50, que tem por objetivo dar o tiro de partida da corrida à quinta geração de redes móveis.

Apesar de ser o primeiro chip do género, dificilmente o X50 terá uma longa vida comercial. De acordo com a Cnet, a estreia apenas deverá ficar confinada, num primeiro momento, à Coreia do Sul.

O novo chip deverá ser usado nos modems internos dos telemóveis ou nas redes sem fios domésticas. A Qualcomm não esconde que o primeiro chip 5G tem ainda contornos experimentais. O X50 apenas deverá operar nas redes 5G – o que significa que os telemóveis ou routers que usem esta nova tecnologia terão de recorrer a outros chips para garantir as conexões com as redes 4G, 3G ou 2G.

Além da necessária evolução para garantir que o chip é compatível com redes de várias gerações, a Qualcomm pretende trabalhar as potenciais limitações de uma rede móvel que usa frequências elevadas, que permitem transmitir grandes quantidades de dados, mas têm um alcance reduzido.

  • 333