exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Nintendo NX afinal é Nintendo Switch

Sérgio Magno

  • 333

A próxima consola da Nintendo vai apresentar uma arquitetura híbrida: uma consola doméstica que também é portátil.

Pouco se sabia sobre a NX, mas o principal rumor foi confirmado hoje pela Nintendo: a consola vai ser móvel e doméstica ao mesmo tempo. E também já se conhece o nome final: Switch.

De acordo com o comunicado da Nintendo, «a Nintendo Switch permitir-lhes-á (os jogadores) jogarem o mesmo título onde, quando e com quem quiserem. A componente da mobilidade junta-se assim ao poder de uma consola de uso doméstico para oferecer novos estilos de jogo».

Em casa a consola vai poder ser acoplada a uma docking station para ligar a Switch a um televisor. Ao ser removida desta base, a Switch passa automatiamente para o modo portátil. Como a máquina é mesma, o jogador pode continuar a jogar o mesmo título independentemente do modo de operação.

A consola chega ao mercado em março do próximo ano - ainda não foram anunciados preços.

A Switch tem como base um tablet que, pelas imagens, parece ter um ecrã de 7". Não há indicações de resolução, mas o comunicado da Nintendo menciona alta definição, o que significa que o ecrã deverá ser, no mínimo, 720p.

Há novos comandos, os Joy-Con, que tanto podem ser acoplados diretamente à consola (modo portátil, semelhante ao GamePad da Wii U) como ao Joy Con-Grip, transformando-se num comando mais tradicional para usar quando a consola está ligada ao televisor.

A Nintendo anunciou que já está a trabalhar com um grande número de produtoras de jogo, incluindo nomes grandes como a Activision, Bethesda, Capcon, EA, Ubisoft e Konami.

  • 333