exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Nvidia confirma: Nintendo Switch vai usar processador Tegra

Foi confirmado mais um rumor sobre a próxima consola da Nintendo: o processador é da Nvidia e, apesar de muito compacto, tem por base a mesma tecnologia das placas gráficas para PC mais poderosas.

  • 333

O blogue da Nvidia confirmou um dos rumores mais repetidos relativamente à consola Nintendo NX, agora rebatizada de Nintendo Switch. O processador desta máquina é um Tegra desenvolvido especificamente para a Nintendo. O que significa que a Nvidia regressou às consolas, mercado onde já tinha estado através da PS3 e da primeira Xbox. Recorde-se que tanto a Xbox One como a PS4 usam processadores da AMD – o mesmo também acontece com a Wii U.

O texto publicado pela Nvidia não revela grandes detalhes, mas refere que este fabricante esteve muito envolvido no desenvolvimento da consola: «O desenvolvimento representou um esforço de 500 homem/ano em todos os aspetos de criar uma nova plataforma de jogos: algoritmos, ciência computacional, desenho de sistema, software de sistema, APIs, motores de jogos e periféricos».

Não há pormenores sobre as capacidades do processador, mas a Nvidia garante que o chip é baseado na mesma arquitetura que é usada pelas placas gráficas GeForce mais poderosas. O que parece indicar que o Tegra da Nintendo Switch utiliza a arquitetura Pascal que é usada, por exemplo, nos processadores gráficos GeForce GTX 1080.

Fonte: blogue da Nvidia

  • 333