exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Jamboard, o quadro branco colaborativo em 4K da Google

Exame Informática

  • 333

A Google mostrou o Jamboard, um quadro branco em que os utilizadores colaboram para o trabalho final, com ligação à cloud e resolução 4K. Está dada a resposta ao Surface Hub da Microsoft?

Exame Informática

O Jamboard pode ser descrito como o Google Docs das reuniões da vida real. Na prática é um ecrã que simula os habituais quadros brancos. A inovação tecnológica passa pela resolução 4K e pela conexão à cloud, permitindo que as equipas colaborem, mesmo que se encontrem fisicamente distantes.

Na prática é um ecrã de 55 polegadas, com esta resolução e que pode ser usado com um estilete. Tudo o que é desenhado é apelidado de Jam e guardado no Drive do utilizador. Os colegas podem colaborar através dos seus próprios Jamboards, através de chamadas pelo Hangouts ou usando as apps para Android ou iOS.

O Jamboard traz portas USB e HDMI e pode ser usado apenas como ecrã de 55 polegadas. Em modo de apresentação, consegue detetar até 16 toques em simultâneo.

A Google prevê lançar o aparelho na primeira metade de 2017, com um preço abaixo dos seis mil dólares. Veja o vídeo de apresentação do aparelho.