exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Snapdragon 835: Qualcomm anuncia processador de 10 nanómetros

O que pode significar isto na prática para os consumidores? Smartphones mais finos e com maior autonomia, por exemplo. O chip chegará ao mercado no primeiro semestre do próximo ano.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Qualcomm e a Samsung anunciaram o novo chip Snapdragon 835, o primeiro processador para smartphones que recorre ao processo de fabrico de 10 nanómetros. De acordo com o comunicado de imprensa das empresas, o Snapdragon 835 ocupa menos 30% de espaço do que os Snapdragon 820 e 821 (que seguem um processo de fabrico de 14 nanómetros), além de ser 27% mais rápido e de consumir 40% menos energia.

Isto significa que os fabricantes de telemóveis poderão aproveitar para construir terminais mais finos ou aproveitar o espaço livre para colocar uma bateria com maior capacidade.

Os processadores encontram-se em fase de produção e deverão chegar ao mercado no primeiro semestre do próximo ano. A Cnet levanta até a possibilidade do Snapdragon 835 ser estreado no Mobile World Congress que se realizará em fevereiro, já que o Galaxy S7 da Samsung estreou o Snapdragon 820 no evento deste ano.