exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Megahonyaku: o megafone que faz tradução em simultâneo

Paulo Matos

  • 333

Criado pela Panasonic, este megafone traduz frases de japonês para inglês, chinês e coreano. Chega ao mercado nipónico já no próximo mês.

Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Panasonic criou um megafone que é capaz de traduzir os comandos do utilizador em múltiplas línguas e vai começar a disponibilizá-lo já em dezembro. Apelidado de Megahonyaku (que resulta da conjugação das palavras japonesas megafone e tradução), o dispositivo, que tem um ecrã tátil, ouve as instruções em japonês e depois é capaz de replicá-las em inglês, chinês ou coreano.

Contudo, nesta fase inicial, apenas estão disponíveis cerca de 300 frases predefinidas, embora seja possível estabelecer uma ligação à Internet para obter mais, revela o The Japan Times.

A Panasonic espera angariar clientes empresariais para 10 mil unidades no Japão (aeroportos e pontos turísticos são o alvo preferencial) para o Megahonyaku até ao ano fiscal de 2018, já que considera que o dispositivo pode ser uma ferramenta útil para ajudar a lidar com o crescente número de visitantes estrangeiros, avança o The Verge. O modelo de negócio deste megafone pressupõe o pagamento de uma mensalidade por parte dos clientes que ronda os 172 euros e os contratos serão de três anos.

Pode saber um pouco mais sobre o Megahonyaku no vídeo abaixo.

  • 333