exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

IKI Mobile: nova gama vai trazer smartphone com cortiça

A marca portuguesa adiciona quatro novidades ao portefólio do próximo ano, mas o grande destaque do evento de apresentação foi um smartphone com cortiça. Para já, é um protótipo, mas a IKI prevê começar a comercializar esta edição limitada em Fevereiro.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A IKI Mobile apresentou a sua nova gama de telemóveis para 2017 num evento realizado no Pátio da Galé, em Lisboa, e que contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. No portefólio da marca portuguesa podemos encontrar quatro novidades para o próximo ano: dois features phones (os telemóveis com teclas), um smartphone de entrada de gama e um de gama média (que é o novo flagship da IKI, ou seja, o que a marca considera que melhor a representa).

Esse flagship chama-se KF5bless, tem um ecrã HD IPS de 5” (resolução de 1280x720), 3 GB de RAM, processador MT6753 de oito núcleos a 1,3 GHz, 32 GB de armazenamento, câmaras Sony de 13 e 8 MP, 3G e bateria de 3000 mAh. Além disso, é à prova de água, possui sensor de impressão digital e conta com IKI Mobile OS 1.0, que é baseado em Android 5.1. As dimensões são de 148x71x11,1 mm.

O modelo de entrada de gama é o KF4Go, tem um ecrã de 4” com uma resolução de 800x480, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, câmaras de 5 e 2 MP e processador MTK6580M de quatro núcleos.

Nenhum dos preços foi divulgado durante a apresentação. A Exame Informática solicitou esta informação e atualizará a notícia quando tiver as confirmações oficiais.

Destaque-se que a IKI Mobile fechou um acordo com a JP-IK, pelo que deixará de contar unicamente com uma presença online e terá a ajuda da distribuidora para entrar no mercado do retalho.

Mas o ponto alto da apresentação acabou por ser o anúncio do KF5bless cork edition, que é uma edição limitada do KF5bless que, como o nome indica, conta com cortiça como um dos materiais utilizados no smartphone. Para já, é apenas um protótipo, embora a IKI preveja a sua comercialização em Fevereiro, salientando que este terminal estreia a “tendência tecno-nature”.