exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Intel revela pormenores de chips de 10 nanómetros

A gigante tecnológica começou a revelar alguns pormenores da tecnologia de fabrico de chips de 10 nanómetros: esperam-se custos de produção mais baixos e transístores mais densos.

  • 333

Exame Informática

A Intel revelou que os novos chips de 10 nanómetros, previstos para este ano, devem ter um custo de produção mais baixo, devido a otimizações no processo de produção, melhorias no design e à possibilidade de abrir as fábricas da empresa a todos os que estejam interessados em produzir chips baseados na arquitetura ARM.

Mark Bohr, da Intel, explica que os transístores de 10 nm vão ser mais densos do que os que se encontram nos chips de 14 nm, noticia o Fudzilla. Com estes novos chips, espera-se ainda melhorias relacionadas com o consumo energético, embora não se prevejam aumentos na velocidade de relógio.

O responsável da Intel diz que as novas gerações vão ter como objetivo primário a redução de consumos e mais eficiência energética. A Intel habituou-se a melhorar os transístores a cada dois anos e agora, com os chips produzidos segundo o método de fabrico de 10 nm, espera-se o surgimento de dois novos 10 nm+ e 10 nm++, antes de seguir para os de 7 nm.

  • 333