exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Já se conhecem os novos Snapdragon 835

A Qualcomm aproveitou a proximidade com a CES para fazer vários anúncios importantes e já deu a conhecer as principais características do SoC Snapdragon 835.

  • 333

Exame Informática

Os novos Snapdragon 835 podem ser usados para câmaras IP, para headsets de realidade virtual e realidade aumentada e até para os novos ultraportáteis com Windows 10. A Qualcomm explicou que já tem um design de referência para um headset que irá partilhar com os fabricantes e que está a desenvolver novos produtos.

Este SoC (System-On-a-Chip) de topo vem destronar o Snapdragon 820 e é o primeiro a usar o método de fabrico de 10 nanómetros da Samsung FinFET 10LPE. A fabricante coreana explicou que o este método permite ganhos de 27% no desempenho, 40% no consumo energético e 30% na eficiência de uso do espaço.

O Snapdragon 835 mantem a aposta no Kryo, estreada com o 820, noticia o AnandTech. Esta aposta permite continuar a combinar as capacidades únicas de cada tipo de processador e oferecer novas funcionalidades e experiências, nomeadamente na realidade virtual, na aprendizagem de máquinas e nos dispositivos móveis.

Este chip traz ainda o Adreon 530 para a computação gráfica e o Symphony System Manager para melhor agendamento de tarefas e gestão de tempo. Em termos de conectividade, há um modem X16 LTE que permite comunicações até 1 Gbps. Os fabricantes de telefones terão de oferecer quatro antenas celulares, além das antenas para Wi-Fi, Bluetooth, NFC, etc, para poderem tirar máximo partido desta conectividade.

O SoC Snapdragon 835 já está em produção e os primeiros aparelhos devem começar a ser colocados no mercado ainda este semestre.

  • 333