exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

AMD revela nova arquitetura gráfica Vega

A AMD apresentou finalmente os detalhes da nova arquitetura de GPU de alta performance e anuncia que remove muitos limites tradicionais de jogos, RV, design profissional e Machine Intelligence.

  • 333

Exame Informática

A AMD esteve a trabalhar nesta arquitetura ao longo de cinco anos e explica que consegue abrir novas possibilidades para os PCs de jogos, design profissional e machine intelligence. A natureza paralela da Vega permite-lhe processar cargas de trabalho intensivas e aceder rapidamente a grandes quantidades de memória. O controlador de cache com alta largura de banda e um novo subsistema de memória permite que a GPU (processador gráfico9 trabalhe com enormes conjuntos de dados espalhados por vários tipos de memórias, explica o comunicado da empresa.

O controlador de cache usa a tecnologia HBM2 que é capaz de transferir terabytes de dados a cada segundo, podendo trabalhar com uma variedade de tipos de memória com até 512 TB de virtual address space (VAS).

Por outro lado, a AMD destaca o pipeline de geometria de próxima geração, que permite uma maior eficiência no processamento da geometria complexa usada por jogos e aplicações profissionais da atualidade. A última característica que a AMD releva é o motor de computação também de próxima geração, construído com unidades computacionais flexíveis que podem processar nativamente operações 8 bits, 16 bits, 32 bits ou 64 bits em cada ciclo de relógio.

Como demonstração do desempenho desta arquitetura, a AMD mostrou o jogo Doom a correr em resolução 4K e 60 fps, com todos os detalhes em nível Ultra durante a CES em Las Vegas.

As primeiras placas gráficas com esta nova arquitetura devem chegar ainda durante o primeiro semestre deste ano.

  • 333