exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

D-Link lança câmara de videovigilância para Apple HomeKit

A Omna 180 Cam HD integra-se no ecossistema doméstico inteligente da Apple e vai custar €229.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A D-Link realizou hoje, em Lisboa, um evento para a imprensa portuguesa onde apresentou a primeira câmara de vigilância para ambientes de domótica Apple HomeKit, ou seja, que pode ser controlada de telemóveis e tablets com sistema operativo iOS. Intitulada Omna 180 Cam HD (DSH-C310) – não se deixem enganar pela designação “HD”, uma vez que, por razões que não nos conseguiram explicar, a câmara até tem resolução Full HD de 1080p –, tem um chassis de alumínio e plástico e disponibiliza, (aqui sim) como o nome indica, um campo de visão de 180 graus.

Entre as funcionalidades incluídas, destaque para o áudio bidirecional, possibilidade de gravar diretamente para um cartão SD (máximo de 128 GB), visão noturna a 5 metros, sensor de movimento (o de som não está disponível) e integração com Apple Watch e outros dispositivos HomeKit (luzes, termóstatos ou alarmes, por exemplo). Os utilizadores podem ver as notificações no Ecrã de Bloqueio do iPhone ou iPad através das aplicações Casa ou Omna, que mostra uma fotografia do que está a acontecer na casa no momento em que se deteta algum movimento. O produto já está disponível e custa €229.

tulcarion

Refira-se que a D-Link aproveitou igualmente a ocasião para fazer um balanço do negócio em Portugal em 2016 e para partilhar os objetivos para este ano. Assim, a marca, salientou que cresceu 16% no segmento empresarial (responsável pela esmagadora maioria do negócio do fabricante em território nacional) no ano passado em relação a 2015 e 1% na área de consumo.

Globalmente, a faturação aumentou 14%. Switches, wireless e videovigilância foram os três principais “culpados” por esta subida. Para este ano, a D-Link parece querer apostar ainda mais forte e estima um crescimento de 30%. Maior presença e investimento no retalho serão as chaves desta estratégia.