exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Samsung apresenta novos tablets e Gear VR com controlador

Dilpesh Laxmidas

Um dos grandes focos da apresentação da Samsung no Mobile World Congress passou por dois tablets. Foi também confirmado que o Galaxy S8 será apresentado oficialmente a 29 de março.

  • 333

Exame Informática

É uma aposta arriscada: a Samsung acredita que os dois tablets novos que apresentou possam reconquistar o interesse dos utilizadores. Numa altura em que as vendas de tablets desceram a pique, a fabricante coreana chegou ao Mobile World Congress (MWC) com dois destes aparelhos na mala.

A Samsung apresentou o Tab S3, um tablet Android com ecrã de 9,3 polegadas, e o Galaxy Book, em versões de 10 e 12 polegadas, com Windows. Ambos os tablets são feitos com materiais premium e trazem a S-Pen redesenhada, capacidade de reproduzir vídeos em HDR, e Samsung Flow para simplificar o trabalho fora do escritório. Estes dispositivos suportam teclados Pogo sem necessidade de carga ou emparelhamento separados e ambos ostentam uma câmara de 13 MP com focagem automática e uma segunda câmara de 5 MP.

O Tab S3 inclui a Vulkan API para gráficos melhorados, o Game Launcher para uma interface de utilizador e experiência de gaming personalizada e um modo Do Not Disturb, para que nada interrompa a sessão de jogo.

Por outro lado, o Galaxy Book traz uma performance melhorada sobretudo para profissionais em movimento. A versão de 12 polegadas traz um processador Intel Core i5 de sétima geração e ainda um teclado opcional, com teclas maiores e mais discerníveis.

A Samsung aproveitou também o MWC para apresentar o Gear VR com Controlador, um sistema de realidade virtual que traz um comando que permite ao utilizador apontar, disparar e arrastar objetos no mundo virtual. A Cnet revela que não é tão avançado como o Touch, dos Oculus Rift, mas aproxima o Gear do rival Daydream View da Google. Este controlador pesa apenas 64 gramas e é alimentado com duas pilhas AAA. Sabe-se ainda que o controlador vai ser compatível com versões anteriores do Gear VR.

Não se conhecem as datas de chegada destes equipamentos para Portugal, nem os preços recomendados.

Além dos tablets e do Gear VR com controlador, a empresa divulgou uma imagem onde anuncia que o Galaxy S8 será apresentado oficialmente em Nova Iorque, a 29 de março.

Entre as especificações avançadas em muitos rumores, conta-se que o smartphone terá um ecrã de 6,2 polegadas, processador Snapdragon 835, 4 GB de RAM e bateria de 3500 mAh.