exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

IZUM: Internet das coisas à portuguesa

A B2Cloud lançou um dispositivo que pode ser usado como alarme de segurança, tracker de pessoas e mercadorias, ou controlador de temperatura. IZUM é o nome do dispositivo, que levou a empresa nortenha a construir uma fábrica de eletrónica

  • 333

Amândio Silva criou a B2Cloud em 2013 com o objetivo de produzir software de gestão, mas não teve de esperar muito para tirar outra ideia de negócio de um local que costuma ser associado aos projetos adiados: «Um cliente que produzia mobiliário queria saber se conseguiríamos desenvolver uma solução que permitisse saber se alguém tinha mexido numa gaveta», recorda o líder da B2Cloud. Foi nesse momento que o IZUM começou a ganhar forma. E foi a partir daí que a B2Cloud decidiu avançar com a criação de uma fábrica capaz de produzir circuitos eletrónicos, bem como as caixas que os revestem. Em janeiro, o grande momento chegou, com o lançamento do IZUM no Consumer Electronic Show (CES), que todos os anos transforma Las Vegas na capital mundial das tecnologias. «Só as embalagens dos IZUM é que não são produzidas aqui», diz Amândio Silva, com uma ponta de orgulho.

CLIQUE AQUI para continuar a ler este artigo, que faz parte da Exame Informática Semanal.

(acesso grátis para assinantes e para quem tem a edição mais recente da revista Exame Informática – o código de acesso está impresso na página nº3)

  • 333