exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Intel anuncia solução de memória 3D para desktops

Os módulos Optane estão disponíveis em versões de 16 ou 32 GB e permitem um desempenho mais rápido a abrir aplicações e uma experiência otimizada em jogo.

  • 333

As grandes vantagens dos módulos Optane anunciadas pela Intel são um tempo de arranque duas vezes mais rápido, 28% maior performance de sistema e carregamento de níveis de jogos 65% mais rápido. Os programas mais populares, como o Chrome e o Outlook, vão poder ser lançados até seis vezes mais rápido. Em teoria, estes módulos têm uma latência extremamente baixa, com menos de 10 microssegundos, e velocidades até 900 MB/s, semelhantes às conseguidas com unidades SSD.

Esta solução deve agradar, por exemplo, a quem não tem ainda uma unidade SSD e tem “apenas” um disco rígido tradicional. O sistema deve ter ainda um processador de 7ª geração (os Kaby Lake da Intel) para suportar este componente.

Os módulos de memória começam a estar disponíveis a partir de 24 de abril, com preços de 44 dólares para o de 16 GB e 77 dólares para o de 32 GB. A Intel diz que já há mais de 130 placas mãe compatíveis, de diversos fabricantes como Asus, Gigabyte, MSI ou ASRock, entre outros. Marcas como Asus, Dell, HP ou Lenovo vão ter computadores preparados com estas soluções e as primeiras máquinas devem chegar já no segundo trimestre do ano.

  • 333