exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Apple quer produzir os seus próprios chips gráficos para iPhone

A Imagination Technologies avança que a marca da “maçã” está a preparar-se para produzir as suas próprias GPU para iPhone.

  • 333

Exame Informática

As ações da Imagination Technologies baixaram mais de 63% quando se soube que a empresa poderia ser substituída no fornecimento de componentes para a Apple. Aparentemente, a marca da “maçã” quer investir na sua própria produção e tem planos para mudar o fornecimento no espaço de 15 meses a dois anos. As encomendas da Apple à Imagination rendem cerca de 70 milhões de euros todos os anos, escreve o Slashgear.

«A Apple não mostrou qualquer prova para substanciar a asserção de que não vai precisar de recorrer à tecnologia da Imagination, sem violar nenhuma das nossas patentes, propriedade intelectual ou informação confidencial», afirma fonte da Imagination Technologies. A empresa acredita assim que a Apple vai continuar a precisar dos seus serviços, mesmo que passe para a produção própria de Unidades Gráficas de Processamento, ou GPU.

Do lado da Apple, a estratégia parece clara: controlar mais o processo de produção, com os seus componentes, e poupar algum dinheiro com as royalties que paga atualmente.