exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Nissan Leaf vai participar no Rali Mongólia

Um Nissan Leaf altamente modificado vai ser o primeiro carro elétrico a tentar o percurso proposto pelo Rali da Mongólia: 16.000km desde o Reino Unido até à Mongólia

  • 333

A Plug In Adventure é a empresa responsável pela preparação de um Leaf para participar no Rali da Mongólia, uma prova conhecida pela dificuldade do percurso. O modelo foi feito especificamente para este rali e segundo Chris Ramsey, o fundador da empresa, esta vai ser a prova mais desafiante para um veículo elétrico até hoje.

O modelo denominado AT-EV (Veículo Elético Todo-o-Terreno) foi construído com base numa bateria de 30 KWh, a mesma que é usada nos Leaf comerciais, recebeu jantes Speedline SL2 Marmora e pneus Maxsport RB3. Foram feitas muitas alterações para aumentar a proteção do veículo e do condutor: placas de proteção soldadas na parte inferior dos triângulos de suspensão; proteção do cárter de 6 mm em alumínio; o circuito de travagem foi melhorado; e foram ainda integrados um extintor e kit médico na bagageira.

O carro leva ainda barras de tejadilho que fornecem uma base de transporte extra e estão equipadas com uma barra de luz LED para iluminar as partes mais remotas do percurso.

No interior, as modificações foram focadas em retirar peso e no fornecimento de mais espaço de armazenamento. A fila traseira de assentos foi totalmente removida mas a área do condutor e passageiro permanecem inalteradas.

O Rali da Mongólia é uma corrida de solidariedade de 16.000 km por montanhas, desertos e estepes da Europa e da Ásia, que ocorre todos os verões desde 2004.

Segundo as regras, cada equipa deverá angariar no mínimo mil euros, conduzir um pequeno automóvel com um motor de menos de 1 litro e não existe apoio na estrada. Ou seja, os participantes terão de ser capazes de resolver os seus próprios problemas.

A empresa Plug in Adventures foi fundada em 2011, com o objetivo de promover tudo o que estiver relacionado com veículos elétricos.

  • 333