exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Apple patenteia método de carregamento através do router Wi-Fi

A marca da “maçã” conseguiu o registo de uma patente nos EUA para a tecnologia que um dia irá permitir carregar o iPhone através do router wireless lá de casa.

  • 333

Exame Informática

O futuro, segundo a Apple, deve ter menos carregadores e docking stations do que atualmente. A empresa liderada por Tim Cook conseguiu esta semana o registo de uma patente para a tecnologia que vai permitir construir routers domésticos com capacidade de carregar equipamentos, sem qualquer fio.

O documento foi apresentado em outubro de 2015, mas só agora o departamento que gere as patentes nos EUA deu luz verde. O router irá usar antenas para duas frequências e dupla polarização para localizar os dispositivos, focar aí o sinal e transferir energia numa série de frequências, incluindo rede celular (700 a 2700 MHz), Wi-Fi (2,4 a 5 GHz) e ondas milimétricas (de 10 a 400 GHz), noticia a ZDNet. A Apple não revelou se está a desenvolver um router capaz de fornecer Wi-Fi gigabit e energia em simultâneo.

A Universidade de Washington tinha desenvolvido um projeto com um conceito semelhante, mas, durante os testes, a equipa percebeu que a emissão de sinal de Wi-Fi não é constante e contínua e, quando esta para, a voltagem cai e o sensor perde capacidade para voltar a funcionar corretamente.

Há várias empresas a trabalhar em sistemas semelhantes, mas a entrada da Apple pode acelerar o processo e dinamizar o segmento, embora ainda não haja datas concretas sobre a chegada de um produto ao mercado.

  • 333