exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Microsoft prepara-se para concorrer com Alexa e Google Home

A empresa de Redmond está a desenvolver vários dispositivos com o assistente pessoal Cortana e planeia lançá-los antes do final do ano.

  • 333

Exame Informática

A Microsoft estabeleceu parcerias com a Harman Kardon, Intel e HP para o desenvolvimento de vários aparelhos que tenham no centro o seu assistente pessoal Cortana. O objetivo de há várias décadas é colocar a Microsoft, o seu software e estes aparelhos no centro da vida das pessoas, revelou Satya Nadella, o CEO da empresa.

A estratégia assumida por Nadella, desde que tomou posse como CEO, passa por disponibilizar o software, desde o assistente Cortana às ferramentas de programação Visual Studio, em plataformas Mac e outros dispositivos rivais. Assim, a Microsoft vai focar-se na construção de tecnologias que ajudem os seus clientes empresariais, em vez de estar a desgastar-se em batalhas em que dificilmente consegue competir, como é o caso dos telemóveis, explica a Cnet.

Esta abordagem é diferente do que fez a Amazon, que lançou as colunas Echo com o assistente Alexa, do que fez a Google, com o Google Home e telefones Android, e do que estará a fazer a Apple, que presumivelmente prepara uma coluna com o Siri. Já a Microsoft quer trabalhar com vários parceiros no sentido de desenvolver vários aparelhos com o Cortana. Os primeiros devem chegar ao mercado ainda antes do fim do ano.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"