exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

AMD revela especificações da Radeon Vega Frontier Edition 

O modelo é dedicado ao consumidor profissional e vem com 13 teraflops FP32, 16 GB de memória HBM2 e suporte para monitores 8K.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

A AMD revelou a Radeon Vega Frontier Edition, a primeira placa gráfica com base na arquitetura 14nm FinFET Vega. O produto não é apresentado como uma opção para os consumidores que queiram uma placa para jogar mas sim como uma solução para os consumidores profissionais a trabalhar com VR, inteligência artificial, design e rendering de elementos avançados.

A nível de especificações, a placa traz 64 unidades computacionais que se traduzem em 4,096 processadores de stream, 16 GB de memória HBM2 num bus de 2048-bit, suporte para displays 8K e uma performance de aproximadamente 13 teraflops FP32 ou 26 teraflops FP16. Não há menções relativamente velocidades do clock da gráfica, avança a ArsTechnica.

A Vega FE vai sair em duas configurações: a Vega FE Blue com o típico sistema de arrefecimento a ar e a Vega FE Gold com um sistema de arrefecimento liquido selado. Não sabemos quais as outras diferenças entre os modelos, mas sabemos vão ser ambos alimentados através de dois conectores PCIe de 8 pinos, o que nos diz que estas placas vão precisar de muita potência.

A marca promete, no comunicado relativo à apresentação, que a performance Vega FE pode até superar a Titan Xp em algumas aplicações profissionais e deixa-nos este gráfico no seu website para demonstrar as suas alegações:

As placas gráficas ficaram prometidas para o segundo trimestre de 2017 e não deverão ser baratas, mas esperamos que cheguem a um preço competitivo para o segmento de mercado em que estão enquadradas.