exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

HTC e Lenovo preparam óculos de realidade virtual da Google

Exame Informática

  • 333

A Google anunciou hoje que a HTC e a Lenovo estão a desenvolver versões comerciais dos óculos de realidade virtual que não precisam de ser emparelhadas com o telefone. Os primeiros aparelhos devem aparecer no mercado ainda este ano.

Exame Informática

A Google quer expandir o programa Daydream e está a desenvolver óculos de realidade virtual que não precisam de um telefone emparelhado. A Qualcomm está a trabalhar no protótipo de referência, com os especialistas da Lenovo e da HTC encarregues de produzir as versões que devem chegar ao mercado. O objetivo, segundo o vice-presidente da Google Clay Bavor, é oferecer a melhor experiência possível na RV, com «tudo integrado: sem cabos, sem telefone e certamente sem um grande PC», cita o ArsTechnica.

Para conseguir que o sistema funcione corretamente, os sensores são integrados no aparelho, sem ser precisas câmaras externas e o headset usa tecnologia desenvolvida pela Google chamada WorldSense. Uma das grandes vantagens com a WorldSense é que é possível detetar a posição onde o utilizador está.

Por outro lado, a Google anunciou que a solução Daydream vai chegar a mais modelos de telefones nos próximos meses. O plano foi apresentado hoje na conferência I/O e os primeiros aparelhos de realidade virtual dedicados devem chegar ao mercado ainda este ano.

Após o anúncio oficial da Google, a HTC revelou que a sua versão do aparelho vai chamar-se Vive Standalone e destaca as vantagens de ser leve, simples e portátil.

  • 333