exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Microsoft revela novo Surface Pro que já está disponível para encomenda em Portugal

Pedro Miguel Oliveira

  • 333

A Microsoft acaba de apresentar na China mais um computador da linha Surface. O novo Surface Pro será o mais versátil de sempre feito pela empresa americana e, entre outras coisas, tem suporte para o Dial On Screen – o acessório lançado para o Surface Studio. Este novo computador chega a Portugal no dia 15 de junho com preços a começar nos 959 euros e já pode ser encomendado na loja da Microsoft Portugal.

«Com este dispositivo queremos ter um portátil para todas as necessidades do consumidor premium que utiliza um PC. Temos o Surface Laptop que é o mais personalizável; temos o Book que é o mais potente e, agora, este Pro que vai ser o mais versátil. Esta é uma máquina que traz muitas melhorias ao Surface Pro 4», explicou Joana Pires, diretora de negócio Windows e Devices na Microsoft Portugal, ao telefone dias antes do lançamento que ocorreu hoje em Xangai, na China.

O novo Surface Pro (a empresa deixou cair a numeração) é, segundo a empresa, 20% mais poderoso que a versão anterior e, nas versões Core M e Core i5 não utiliza qualquer tipo de ventoinha para a refrigeração. O sistema de dissipação de calor só recorre a ventoinhas na versão com o processador Core i7. Mas, mesmo nessa versão, a gestora da Microsoft Portugal garante que «esta é a versão do Surface mais silenciosa que já lançámos». Joana Pires também explica que a Microsoft redesenhou o dispositivo: «colocámos mais de 800 novas peças personalizadas para este Surface Pro. E temos mais autonomia. Este novo Surface tem uma autonomia que pode ir até às 13,5 horas. Ou seja, mais 50% que o Surface Pro 4 e 30% mais que o iPad Pro».

Em termos de design não existem diferenças acentuadas entre esta e a anterior versão. No entanto, o Surface Pro tem agora a capacidade de inclinar o ecrã a 165°. Porquê? Porque é compatível com o Surface Dial – o acessório lançado para o Surface Studio que, ao ser colocado em cima do ecrã, funciona como um sistema de interação com os mais variado tipos de software criativos. Aliás, a Microsoft confirmou que o Surface Dial on screen vai estar disponível em Portugal como acessório. E, infelizmente, a empresa mantém como acessórios vendidos à parte a capa/teclado e o estilete (Surface Pen). Quando a este último acessório, a empresa confirma que a nova versão tem quatro vezes mais sensibilidade que a anterior (o que indica que a escrita e o desenho vão ser muito mais naturais) e mais rápida – latência de 21 milissegundos - «é duas vezes mais rápida que a Apple Pen», reforça Joana Pires. A Microsoft explica que desenvolveu drivers específicos para a pen e que o acessório tem capacidades de machine learning o que vai permitir-lhe aprender, ao longo do tempo, o estilo de escrita do utilizador. Quanto ao teclado, vai estar disponível em várias cores.

O Surface Pro já está disponível para encomenda na loja da Microsoft com preços que começam nos 959 euros . Pela primeira vez, Portugal vai ter acesso a uma versão 4G que ainda não tem data de lançamento. Esta máquina vem juntar-se ao Surface Laptop lançado já este ano pela Microsoft, mas Portugal continua sem ter datas para a disponibilização do Surface Book ou do Surface Studio, as restantes máquinas que compõem o portefólio de computadores da empresa americana.

Pode ver todas as características técnicas do novo computador da Microsoft já de seguida, mas podemos dizer-lhe desde já que ainda não foi desta que temos um Surface com interface USB Tipo-C.

Surface Pro, caraterísticas técnicas:

Sistema Operativo Windows 10 com
Microsoft Office 30-day versão de 30 dias

Chassis
Dimensões: 292x201x8,5 mm
Intel Core m3, peso: 768 g
Intel Core, i5, peso:770 g
Intel Core, i7 peso:784 g

Ecrã: 12.3” PixelSense Display, 2736x1824 px (267 PPI); rácio: 3:2; tátil, 10 pontos

Processador
7th Generation Intel Core m3 7Y30
7th Generation Intel Core i5-7300U
7th Generation Intel Core i7-7660U


Gráficos
Intel HD Graphics 615 (m3)
Intel HD Graphics 620 (i5)
Intel Iris Plus Graphics 640 (i7)


Memória 4 GB/8 GB/16GB; 1866Mhz LPDDR3
Armazenamento Solid state drive (SSD) 128/256/512GB ou 1TB PCIe NVMe
Segurança TPM 2.0 chip para segurança em ambiente profissional; Windows Hello face sign-in
Conectividade: Wi-Fi: IEEE 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1