exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Processadores: novo Core i9 Extreme é o primeiro Intel com 18 núcleos

A Intel revelou uma nova geração de processadores, Core X, que, segundo o fabricante, será 30% mais rápida que a anterior. Os novos componentes chegam no final do ano e continuam a basear-se num processo de fabrico de 14 nanómetros.

  • 333

Exame Informática

Dá pelo nome de Core i9-7980XE e é o primeiro processador da Intel com 18 núcleos e com uma capacidade de processamento acima de 1 Teraflop. Este “monstro” do desempenho foi apresentado na Computex (a feira de tecnologia que decorre em Taipei, capital de Taiwan) e vai chegar ao mercado no final do ano a um preço de quase 2 000 dólares (cerca de 1700 euros).

Este topo de gama é a estrela da companhia da nova geração de processadores de topo da Intel, os Core i9 . A série vai ter versões de 16, 14, 12 e 10 núcleos. Com preços a começar nos 999 dólares (cerca de 890 euros) para a versão de 10 núcleos.

As velocidades de relógio base destes processadores são de 3,3 GHz. Sendo que é possível chegar a velocidades de 4,3 GHz em dual-core nas versões com Turbo Boost 2.0 e aos 4,5 GHz com Turbo Boost 3.0 (o Turbo Boost é uma tecnologia desenvolvida pela Intel que envolve software e hardware e que permite, por exemplo, fazer uma distribuição mais eficaz das tarefas pelos núcleos mais rápidos).

Como será fácil perceber, pelo poder dos processadores desta nova geração, a Intel tem como público-alvo os gamers e os produtores de conteúdos. Só eles é que vão tirar partido das elevadas capacidades dos novos componentes.

Além dos Core i9, a Intel também revelou mais processadores desta geração Core X que vão estar disponíveis em versões que começam com os mais parcos Core i5-7640X de quatro núcleos; aos Core i7 que têm modelos que vão dos 4 núcleos até aos 10 núcleos. Esta nova geração de processadores foi desenhada para trabalhar como novo chipset da Intel para placas-mãe, o X299, que vai começar a ser disponibilizado aos fabricantes nas próximas semanas.