exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

TP-Link apresenta routers Deco M5 e lâmpadas inteligentes

O sistema de routers Deco M5 promete uma cobertura WIFI sem quebras e expansivel com uma instalação fácil. As Lâmpadas fazem parte de uma gama de produtos SmartHome que procuram tornar a «casa mais conectada e inteligente».

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

A fornecedora global de soluções de rede TP-link anunciou na manhã de ontem durante um evento em Lisboa, o lançamento dos sistemas de Wi-Fi Deco M5 e M5 Plus, um conjunto de aparelhos que a marca promete ser a solução de cobertura wireless segura e completa para as nossas casas que vai «revolucionar a forma como olhamos para as redes sem fios».

O aparelhos vêm equipados com a TP-link HomeCare, um sistema de segurança com base Cloud da TrendMicro que assegura proteção contra malware e ataques de phishing para proporcionar uma navegação mais segura a qualquer dispositivo ligado à rede. Este sistema só esta garantido durante três anos mas os responsáveis da marca prometem que vão oferecer algum tipo de extensão ou prolongamento do Antivírus para todos os clientes.

A nível de funcionamento e desempenho, os Deco M5 parecem muito interessantes. Os routers vão fornecer rede sem perdas de sinal ao longo de toda a área coberta pelos routers e dão ao utilizador «a capacidade de controlar a forma como largura de banda é utilizada» para que se possa priorizar os aparelhos que estejam a realizar tarefas mais exigentes como streaming de vídeos ou jogos online.

Os aparelhos vão ser vendidos em packs de uma, duas ou três unidades e podem ser adicionados mais Decos para expandir o alcance da rede conforme necessário. Além disto, a instalação e configuração dos aparelhos é feita de forma simples graças a utilização da App Deco. Por agora, só existe preço para o pack de três que estará disponível no mercado a partir de julho por cerca de 349,99 euros e será capaz de fornecer uma cobertura máxima de 1400 metros.

Os produtos estão equipados com um CPU Quad Core, garantem velocidades de 400Mbps na banda 2.4GHz e 867Mbps na de 5GHz e, no caso dos M5 Plus, existe conexão de dados para Powerline através de uma porta USB tipo C.

Ainda no mesmo evento, foi também revelada a nova linha de lâmpadas LED WI-FI inteligentes da marca que podem ser totalmente controladas e personalizadas através da App móvel Kasa. Estas lâmpadas fazem parte de uma gama de produtos SmartHome que procuram tornar a nossa casa «mais conectada e inteligente»

Existem num total quatro lâmpadas diferentes, as LB110 e LB100 são as mais simples e permitem o ajuste da intensidade de luz, ligar/desligar e programação compatível com sistema Amazon Alexa. O modelo LB120 adiciona a possibilidades de alterar a temperatura de cor e LB130 já é capaz de mudar de cor, estes dois modelos mais avançados incluem ainda acesso a estatísticas sobre os consumos de energia.