exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

A nova versão do maior avião comercial do mundo

O novo modelo da Airbus é capaz de transportar 80 passageiros adicionais, poupar 4% do combustível queimado durante os voos e reduz ainda o custo por acento em cerca de 13%. Este pode ser uma das soluções para reduzir o crescente congestionamento em grandes aeroportos.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

A Airbus apresenta o A380plus, uma versão melhorada daquela que é atualmente a maior aeronave do mundo. A nova versão do gigante de dois andares é, de acordo com a Airbus, mais eficiente graças a novas e refinadas asas, construídas com um design mais aerodinâmico que são capazes de poupar até 4% do combustível queimado por voo.

A nível de estrutura, as cabines também foram modificadas para serem incorporados 80 assentos adicionais, sem compromissos a nível de conforto para os passageiros - promete a empresa no seu comunicado imprensa. No total, a aeronave será assim capaz de transportar de 575 passageiros distribuídos por quatro classes, enquanto o seu antecessor se ficava pelos 497.

Além disto, o A380plus vai estar apto para levantar voo com um peso máximo de 578 toneladas, não necessita de tanta manutenção e o preço por assento será reduzido em cerca de 13%. Este conjunto de melhorias pode tornar a nova aeronave numa opção mais atrativa para as companhias aéreas, que até agora têm preferido utilizar aviões mais pequenos e mais baratos de manter, explica a Cnet.

«O A380plus é uma forma eficiente de oferecer uma solução mais económica e ao mesmo tempo com um desempenho operacional melhorado» e pode ser «uma solução para o crescente congestionamento nos grandes aeroportos,» disse John Leahy, Diretor de Operações da Airbus.