exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Sony vai demonstrar reconhecimento facial 3D num Xperia

Os fabricantes de telefones parecem estar apostados em integrar um sensor 3D semelhante ao Kinect nos próximos smartphones. A Sony deve demonstrar a tecnologia já no MWC de Xangai, esta semana.

  • 333

Exame Informática

A SoftKinect desenvolveu o sistema e a tecnologia por trás da funcionalidade de reconhecimento facial 3D para autenticação biométrica que a Sony deve apresentar esta semana. A grande vantagem desta funcionalidade é que o reconhecimento não pode ser iludido com, por exemplo, uma fotografia do rosto do utilizador, nem com um modelo da cabeça impressa em 3D.

Até agora, as soluções de reconhecimento biométrico do rosto 2D ou da retina têm provado ser facilmente quebradas, mas o sensor de profundidade adicional trazido por esta novidade pode conferir-lhe o grau de segurança necessário, explica o Tech Crunch.

Outra vantagem deste tipo de reconhecimento é que o telefone pode, no limite, ser manipulado sem que sejam precisas as mãos do utilizador: basta ficar visível de frente para a câmara para conseguir desbloquear o equipamento e depois, por exemplo, usar o assistente de voz para fazer uma chamada.

A demonstração da Sony está marcada para o Mobile World Congress, em Xangai, ainda durante esta semana.

  • 333
  • Xbox One X: as consolas não se medem aos palmos

    Hardware

    É o grande lançamento da maior feira mundial de videojogos. Na Electronic Entertaiment Expo (E3) que decorreu em Los Angeles, Estados Unidos, a Microsoft mostrou, finalmente, a muito antecipada “Project Scorpio”. Quer dizer, agora já não é necessário esse nome de código. A nova consola da Microsoft tem nome: chama-se Xbox One X e chega a 7 de novembro com um preço de €499,99 para o mercado português.

  • Frio, calor e dor em realidade virtual

    Hardware

    ThermoReal, da Tegway, é uma tecnologia que pode ser aplicada a qualquer controlador de Realidade Virtual. Serve, essencialmente, para possibilitar um nível de imersão superior. Por isso, transmite sensações de frio, calor e dor.

  • Vem aí a SNES Classic

    Hardware

    A Nintendo anunciou uma versão mais pequena da clássica Super Nintendo Entertaiment System (SNES). Vem com 21 jogos carregados e pode ligar-se ao televisor utilizando uma porta HDMI para jogar em Alta Definição.