exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

AMD Ryzen 3 já estão no mercado

Os processadores de entrada de gama da família Ryzen começaram a ser distribuídos. Os preços são próximos dos concorrentes Core i3 da Intel.

  • 333

A AMD já tinha anunciado que iria lançar os Ryzen 3 até ao final de julho. Hoje a empresa fez saber, via comunicado de imprensa, que estes novos processadores para PCs desktop já estão a chegar às lojas. Os preços anunciados são de 109 e 129 dólares para, respetivamente, os Ryzen 3 1200 (quatro núcleos, 3,1 a 3,4 GHz) e 1300X (quatro núcleos, 3,5 a 3,7 GHz). Preços, sem impostos, para os Estados Unidos.

Não foram divulgados preços para a Europa, mas considerando a política de preços que tem sido praticada, é de esperar que os valores praticados em Portugal fiquem entre os 120 e os 160 euros (já com IVA). Por comparação, o Core i3 7100 (2 núcleos, 3,9 GHz) é vendido no nosso país por um preço médio próximo dos 120 euros.

Os Ryzen 3 utilizam a mesma arquitetura dos Ryzen 5 e 7, sendo que a grande diferença está na ausência de sistema multithread. Enquanto os Ryzen 5 e 7 são capazes de processar duas sequências de dados (threads) por núcleo, os Ryzen 3 processam apenas uma sequência de dados por núcleo. Ou seja, em termos práticos os Ryzen 3 são identificados pelo sistema operativo como processadores de quatro unidades de processamento enquanto os Ryzen 5 de quatro núcleos são identificados como sendo processadores de oito unidades de processamento. Claro que núcleos reais são muito mais importantes para o desempenho do que as unidades de processamento lógicas, razão pela qual se espera que os novos Ryzen 3 sejam mais poderosos que os Core i3 que têm apenas dois núcleos, apesar de usarem a tecnologia Hyper-threading (duas unidades lógicas por núcleo).

Atualização
A AMD já divulgou os preços para a Europa: 115 e 136 euros para, respetivamente, os Ryzen 3 1200 e 1300X

  • 333